A alfabetização é um tema que me chama a atenção, pois não há como descrever a emoção, a alegria e a satisfação em constatar que um aluno está conseguindo decodificar, interpretar e ler. É saber que aquele aluno está nascendo para uma nova visão de mundo. É saber que você, como educador, contribuiu para formar mais um cidadão. A leitura e a escrita revolucionam o mundo.
Hoje, entretanto, possuímos outras ferramentas, que de tão inovadoras, estão conseguindo revolucionar, transformar e globalizar o mundo e as relações, e mais uma vez o educador é chamado a contribuir, não deixando de lado a primeira tecnologia (ler e escrever), mas expandir, em larga escala, o que se entende por alfabetização. Pedro Demo sugere o nome de “multi-alfabetização”, a esta nova alfabetização.
Aliás, quando li o texto “Habilidades do Século XXI”, de Pedro Demo, fiquei intrigada com esta afirmação:
“Em especial, põe-se a expectativa do bom manejo da informação e comunicação muito além da postura de mero usuário. As assim ditas “novas alfabetizações” não diluem as tradicionais, mas vão bem além destas, algo que nossa escola não está percebendo, primeiro porque grande parte da população está marginalizada na “digital divide” (DIJK, 2005; DEMO,2007)7; segundo porque a maioria dos docentes não lida com novas tecnologias; terceiro porque as escolas estão despreparadas. Mais dramático ainda é constatar que não damos conta sequer da alfabetização tradicional, para a qual se reservam até três anos na escola”.
A partir da leitura desse texto, muitas perguntas surgiram:
- Como formar um alfabetizador para esta nova perspectiva sobre a alfabetização?
- Será que a "multi-alfabetização não está contida no ideal de letramento?
- Quais as tecnologias um professor alfabetizador deve usar para ir além da decodificação e levar o aluno a uma “alfabetização integral”, incluindo os desafios que as TICs apresentam à escola?
- Como explorar o interesse por tecnologias que a criança de educação infantil apresenta para facilitar e contextualizar a alfabetização?
- Quais ferramentas da web, programas, aplicativos podem ser explorador pelo alfabetizador?
Seria ótimo se os colegas pudessem sugerir sobre o tema ou sobre algum material que conheçam sobre o assunto.
Conto com a sua participação...
Com certeza este tema pode ser muito bem explorado, e eu particularmente, gostaria de ver uma monografia falando sobre ele.
ResponderExcluirPorém, este tema não está na lista oferecida, você já verificou se poderá trabalhar com ele?
Se você puder, tenho um material que acho que vai te agradar.
Abraços.